A arte enquanto atividade fundamental da afirmação/realização humana, encontra-se ameaçada.
O centenário da Revolução russa é uma oportunidade única para comprovarmos que a classe trabalhadora não envolve personagens secundários. O processo revolucionário russo coloca a classe operária como protagonista dos acontecimentos, como transmitir esta experiência histórica por meio da fala, da escrita (...)
O artista, quando mira sua obra contra os valores estabelecidos, também coloca em questão os fundamentos econômicos da realidade. A violência da arte torna-se uma defesa da vida negada pelo status quo. Os conservadores sentem medo porque sabem que a explosão vai chegar; e tal explosão é prenunciada (...)
Existe uma história do movimento operário brasileiro, desconhecida por muitos trabalhadores. Isto é grave. Existem inúmeras obras literárias escritas por trabalhadores e nem passa pela cabeça de muita gente de origem proletária, que eles podem e devem escrever suas próprias histórias. Isto também é (...)
A representação artística do passado e do presente é um esforço criativo que ultrapassa, faz perder de vista a figura do curioso abobalhado e do diletante sorridente. Quando o escritor/artista aborda um tema histórico, existe na proposta estética grande responsabilidade política. Mesmo recorrendo à (...)
O soar das trombetas em 1967 não poderia ter sido realizado por uma banda de anjos convencionais. Aquele era um período experimental na música pop, que exigia cores e eletricidade. Faltando um pouquinho menos de um ano para as rebeliões estudantis e operárias de 1968, os Beatles mostravam ao mundo (...)
Sobre poesia e política.
A Revolução de 1917 aparece muitas vezes minimizada, ridicularizada, cretinizada e colocada como um golpe político que inevitavelmente pariu o totalitarismo. Desnecessário dizer que precisamos rebater este estado de coisas difundindo as imagens revolucionárias, o significado histórico progressista (...)
Ao lado de Little Richard, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Bill Haley e vários outros, Chuck Berry criou as bases musicais para exprimir com violenta sensualidade a novidade do rock.
Foi com palavras em brasa que o inverno russo teve a cultura degelada.
Longe de chover no molhado, refletir sobre as estratégias das narrativas e logo sobre a montagem dos fatos apresentados (sejam eles fictícios ou não) é uma necessidade cultural que torna-se reivindicação no campo político da memória
A crítica literária da Partisan Review o trotskismo nos EUA.
Reflexão sobre o papel político da arte.
Geralmente a trilha de letras deixada por um crítico literário conservador, conduz ao olimpo e ao pequenino espaço voltado para a literatura na mídia burguesa. Tentando escrever acima da cabeça dos leitores comuns, este crítico agoniza numa realidade nada (...)
No caso de Bob Dylan, o atual ganhador do Premio Nobel de Literatura, um dos artistas mais importantes do século passado, não vale a pena ficar procurando coerência ou cavando contradições.