O entendimento que a classe trabalhadora possui da sua condição histórica, pressupõe a imagem que esta mesma classe faz de si mesma. Mas por que em várias situações as lentes dos óculos do proletariado ficam tão embaçadas?
Mesmo sem terem sido propriamente teóricos da literatura, Marx e Engels apresentaram fecundas observações estéticas e políticas que nortearam o trabalho de muitos escritores de esquerda.
Já escrevi, em outros artigos deste jornal, sobre uma espécie de tradição cultural presente na esquerda nacionalista. Tal tradição julga como hermética ou antipopular determinadas experiências de vanguarda.
Superando em leitura e eficácia os métodos de muitas correntes socialistas, o bolchevismo revela-se como uma importante escola política.
A imagem de uma criança faminta ou do rosto sofrido de uma mãe trabalhadora pode , dentro das variadas resoluções estéticas , gerar as mais contraditórias reações sentimentais : pena, horror e até aquela indignação relâmpago que passa sem maiores consequências pelo céu da (...)
O Manifesto Por uma Arte Revolucionária Independente, foi publicado no Brasil em 1946 por iniciativa de Patrícia Galvão (Pagu), Mario Pedrosa e outros de forma independente. Será que essa publicação possui alguma relevância histórica no (...)
Quem quiser converter o verbo em pólvora, carregar com frases de alto calibre poético o revólver da linguagem, necessita de 2 coisas: imaginação e uma escrita direta. O escritor russo Isaac Bábel tinha pra dar e vender ambas as qualidades, indispensáveis para um autor de (...)
Geralmente quem faz do teatro uma tribuna, um espaço de luta e reflexão, conhece bem as ideias do teatrólogo alemão Bertolt Brecht. Mas pouca gente no Brasil conhece o projeto estético de um autor, sem o qual ,não existiria o teatro épico de (...)
Esse negócio de baixar músicas na internet, compartilhar arquivos e fazer com que uma quantidade incrível de canções caibam num celular, tem sido muito importante para o conhecimento e a circulação dos mais variados gêneros musicais.
No atual momento, quando o futurismo torna-se passado, devemos pensar a maneira como o marxismo pode pensar suas problemáticas heranças estéticas.
Embora as questões artísticas de hoje não sejam as mesmas dos anos 60 o problema cultural agrava-se e permanece sem resposta. diante de um cenário político hostil às forças progressistas.
Quando a navalha cortou aquele olho no filme Um Cão Andaluz(1929), a burguesia ficou definitivamente escandalizada.
O imperialismo norte americano é craque na criação de sua própria mitologia pop.
A relação entre a literatura de romances e a militância marxista.
00:21 | A cultura norte-america também tem um lado contestador?
00:00 | Como pensar a relação entre arte e política? Uma reflexão sobre o trabalho cultural da esquerda.
00:00 | Para pensar a produção literária da periferia como um elemento de renovação (revolucionária?) da literatura no Brasil.
00:30 | Como a arte pode ajudar a desarrumar a casa da burguesia?
00:00 | Junto ao avanço da câmera digital nos protestos sociais e na militância política dos últimos anos, é indispensável o estudo do cinema revolucionário do século passado.
00:30 | O que Mário Pedrosa tem a nos dizer sobre a arte e sua crítica?
00:00 | Não é possível fazer a crítica marxista avançar com as duas mãos agarradas no pescoço da literatura.