×

LUTA SECUNDARISTA | Secretário da Educação de SP é derrubado pela força da mobilização

Herman Voorwald deixou o cargo de secretário da Educação de São Paulo, após o anuncio do governador Geraldo Alckmin de que adiará o fechamento das escolas e salas.

Simone IshibashiRio de Janeiro

sexta-feira 4 de dezembro de 2015 | 16:00

No cargo desde 2011 Herman foi quem, ao lado de Alckmin, protagonizou as políticas que levaram a 21 mil demissões de professores categoria O no final de 2014, sistematicamente negou-se a negociar com os professores em seus três meses de greve, e agora estava tentando implementar a reestruturação escolar.

Frente à força do movimento dos estudantes secundaristas, Alckmin anunciou o adiamento do plano de reestruturação escolar, sem consultar Herman. A suspensão do plano de fechamento de 92 escolas foi uma derrota para Herman Voorwald que estava na linha de frente de sua defesa, mas que havia passado para uma posição secundária nos últimos dias, conforme a crise que golpeia o governo Alckmin avançava. Esse anúncio também deve ser usado pelo governo do estado para tentar passar a ideia de que “estaria aberto ao diálogo”, algo que tem se negado a fazer desde que anunciou os fechamentos das escolas.

A sua saída também coincide com mais um dia de mobilizações na cidade de São Paulo, que desta vez reuniu estudantes e trabalhadores da USP aos secundaristas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias