×

UNICAMP | Terceirização precariza a permanência estudantil: Carne estragada, caramujo na salada, barata na bandeja

sábado 27 de abril | Edição do dia

1 / 1

Após um dia de luta massiva por parte des estudantes da UNICAMP, esses que impulsionaram um ato de "pula-catraca" contra a empresa Soluções, na manhã desta sexta-feira (26/04) as caixas de denúncias do Comitê de Defesa das Terceirizadas (CDT), coletivo da universidade que luta pelos direitos das terceirizadas, foram lotadas com imagens brutais de denúncia que são o retrato do que a terceirização e precarização do trabalho, fruto das ambições neoliberais, tem a oferecer aos estudantes e trabalhadores que dependem do bandejão, recurso crucial para permanência dos estudantes e fonte de sustento para as funcionárias.

As condições precárias do trabalho colocam em crise a qualidade do serviço, e com isso tivemos, somente na sexta-feira, 26, uma série de denúncias:

  •  Vídeos mostram caracol (alguma espécie de gastrópode com concha) vivo em meio à salada servida a estudante;
  •  Foi fotografado lacre plástico de uma embalagem de óleo na comida;
  •  Fotos mostram uma barata adulta morta sobre as bandejas nas quais es estudantes e funcionárias comem;
  •  Carne evidentemente estragada servida em massa a ordens da empresa Soluções , que obriga es funcionáries a mandar a comida para a panela mesmo em condições prejudiciais à saúde.

    Nós, estudantes da Faísca Revolucionária estivemos acompanhando de perto o que vem sendo o agravamento contínuo da precarização do bandejão desde a demissão em massa das funcionárias da FUNCAMP em 2022 e a inserção da empresa Soluções como gestão dos restaurantes universitários, empresa terceirizada que desde que assumiu esse cargo vem atacando a classe trabalhadora com assédios, perseguições e descumprimentos de direitos básicos, com um quadro de funcionários majoritariamente operário negro e feminino.
    Isso não é mero detalhe, a composição desse setor é resultado das lógicas do grandes empresários que utilizam da segregação racial e patriarcal para aprofundar seus ataques a classe trabalhadora.

    Esse cenário de terceirização precariza diretamente a permanência estudantil. A empresa Soluções não se importa nem com a qualidade do serviço nem com as condições de trabalho: para eles, ambos podem igualmente cair e se espatifar. O reflexo da precarização do trabalho des terceirizades na vida des estudantes é nítida: filas que fazem volta dentro do restaurante universitário, esteiras quebradas, carne estragada, caramujo na salada, barata na bandeja. Essas são apenas algumas das denúncias recebidas nos últimos dias. Somente uma luta contra a terceirização e por melhores condições de trabalho pode garantir uma permanência digna para es estudantes. Por isso fazemos um chamado a todo o movimento estudantil e suas direções, como o DCE composto por Juntos!, Correnteza e PCB, além de todos os CAs, a fortalecerem a luta por fretado e contratações para es terceirizades, rumo à efetivação sem concurso público.




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias