×

ESTADOS UNIDOS | FED: fundamentos para uma possível elevação nas taxas de juros

sábado 5 de dezembro de 2015 | 02:10

A presidente do Banco Central (FED), Janet Yellen, abriu nesta quinta, uma audiência no Congresso dos EUA para destacar os ganhos econômicos, com uma avaliação positiva da situação do país a medida em que o FED poderá avançar em direção a sua primeira alta nas taxas de juros em quase uma década.

Em sua declaração preparada diante da Comissão Econômica Conjunta do Congresso, Yellen reiterou os comentários feitos nesta quarta-feira durante um discurso no Clube Econômico de Washington: o desemprego é baixo, o crescimento de manteve num ritmo modesto e há uma confiança de que a inflação alcançará com o tempo a meta do FED.

Mesmo que não tenha se referido a possibilidade de uma alta nas taxas de juros durante a próxima reunião do FED nos dias 15 e 16 de dezembro, a chefe do banco central dos EUA disse que o panorama atual e o fluxo de dados conhecidos deste o último encontro do organismo em outubro, são "consistentes" com o critério para uma alta nos juros.

"Eu atualmente considero que o crescimento econômico dos EUA provavelmente seja suficiente para levar em um ou dois anos a uma melhora no mercado de trabalho", disse Yellen aos parlamentares.

"Os avanços vigentes no mercado de trabalho, combinados com meu pensamento de que as expectativas inflacionárias no longo prazo se mantem razoavelmente bem controladas, o que permite fortalecer minha confiança de que a inflação volte ao patamar de 2 porcento", disse.

Em meio à seus comentários, Yellen respondia às perguntas dos parlamentares.


Temas

Economia



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias