×

DEBATE | COMO AVANÇAR NA LUTA CONTRA O AUMENTO EM CAMPINAS?

Em todo o país, o filme é o mesmo, além do chamado ajuste fiscal, diferentes partidos que governam para os grandes empresários implementam um verdadeiro “tarifaço” nas costas da juventude e dos trabalhadores.Sejam os que atacam de forma descarada, ou os que tentam disfarçar, estão todos unidos: PSDB, PMDB, PSB, mas também PT e PCdoB, para amentar o preço do transporte coletivo. A “dobradinha do aumento” na capital, Alckmin-Haddad, é um sinal claro disso.

terça-feira 19 de janeiro de 2016 | 09:45

Em Campinas, o presente de natal de Jonas não foi apenas o aumento do busão, mas também da água e do IPTU. E para quem se manifestar contra Jonas quer impor multa e prisão. A lei “Campinas Bem Limpa”, longe de buscar preservar o patrimônio histórico de Campinas, abandonado há muito tempo como vemos com a presença de morcegos e infiltrações no teatro Carlos Gomes, serve apenas para criminalizar a juventude, perseguindo aqueles que se manifestam com intervenções urbanas, artísticas e políticas pela cidade.

Após o gás que trouxe a grande luta dos secundaristas, que barrou a reorganização de Alckmin em 2015, e com a realização de dois atos, é preciso refletir como avançar na luta contra o aumento, como dialogar com a população e fazer o movimento crescer.

Por um movimento auto-organizado e com democracia de base

A luta das escolas ocupadas despertou muitos jovens e deixou uma lição fundamental: o topo de sua força coletiva foi a resistência em cada escola, combinada com a coordenação auto-organizada. Foi essa força que impediu a UBES (entidade burocrática que defende o governo Dilma) falar em nome do movimento, que organizou os passos de forma coletiva e obrigou as diretorias de ensino recuarem.

No movimento contra o aumento que estamos construindo é preciso resgatar a democracia de base e a auto-organização para fazer nossa luta avançar. Os problemas que tivemos nos dois atos estão ligados a essas questões. Quem fala e decide em nome do movimento? As decisões serão tomadas de forma coletiva?

É preciso organizar um comitê unificado da luta contra o aumento, democrático e organizado pela base. É preciso voltar aos bairros, aos terminais regionais, as escolas com reposição, as garagens dos motoristas e demais locais de trabalho, bem como as entidades estudantis que estão organizando a volta às aulas, como os grêmios, os centros acadêmicos e diretórios. Com uma forte campanha visual na internet, mas também com panfletagens, agitações e diálogo com a população, podemos ampliar e fortalecer nosso movimento.

Somente a decisão coletiva antes e durante o ato, que permita que as divergências e diferentes posições se expressem é que pode fazer nossa luta avançar de forma profunda e unificada.

Busão estatal, controlado pelos motoristas, cobradores e usuários

Para tirar o transporte público das mãos dos mafiosos, dos empresários e de seus capatazes governantes, é que queremos derrubar o preço da passagem, mas também estatiza-lo sobre o controle dos trabalhadores e usuários. Estes empresários são os mesmo que financiam as campanhas de Jonas e de outros que o precederam, por isso é fundamental quebrarmos esse ciclo que vem de um transporte transformado em mercadoria, que só favorece os de cima, alimenta seu jogo sujo da corrupção. E a nossa luta para estatizar o transporte deve também exigir que seu controle esteja nas mãos daqueles que realmente o constrói e utiliza todos os dias, devemos lutar para que sejam os motoristas e trabalhadores que decidam sobre como serão organizadas as linhas, os horários, a quantidade e a manutenção dos veículos etc. Apenas assim poderemos construir uma saída de fundo ao caos do transporte na cidade.

Queremos estatizar para arrancar das mãos dos empresários e também impedir o velho jogo dos governos que já vimos, pois quando a mobilização está forte podem até recuar no aumento, mas basta a situação esfriar para subirem outra vez.

Nessa terça, às 18:00, na praça Carlos Gomes no Centro, ocorrerá uma reunião de avaliação do último ato e preparação do próximo, chamamos a todas e todos a participarem.

Nós da Juventude às Ruas sempre achamos que é fundamental para o avanço do movimento que as diferentes opiniões se expressem, dos estudantes e trabalhadores que estão presentes nos atos, dos ativistas autônomos, dos diferentes coletivos, frentes, partidos de esquerda, e seguiremos apostando nisso como forma de massificar e ampliar a luta contra o aumento. É possível e necessário fortalecer a luta contra o aumento na cidade! Unidade para derrotar Jonas e os 3,80!

TODOS AO ATO NA PRÓXIMA QUINTA, DIA 21, AS 17:00, NO LARGO DO ROSÁRIO




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias