×

Apeoesp | Educadores realizam encontro contra a precarização docente na Subsede Santo André.

No sábado dia 13/04 aconteceu na subsede de Santo André da Apeoesp o Encontro de professores em defesa dos Categoria ‘O’ contra a precarização docente. Dezenas de professoras e professores estiveram presentes na atividade participando desse fundamental debates sobre como enfrentar a precarização do trabalho e os ataques de Tarcísio e Feder. Rumo a paralisação e assembleia dia 26!

terça-feira 23 de abril | Edição do dia

A atividade contou com a presença e participação especial de Jorge Luiz Souto Maior, professore da Faculdade de Direito da USP e juiz do trabalho aposentado, que é um dos articuladores do Manifesto Contra a Terceirização e Precarização do Trabalho, esse instrumento de luta que reúne apoio de intelectuais e ativistas de esquerda, trabalhadores, estudantes, lideranças e organizações sindicais, como a Subsede Santo André da Apeoesp. Tivemos também a saudação de Ricardo Antunes, um dos principais estudiosos marxistas do mundo do trabalho, professor da Unicamp e também impulsiona o Manifesto.

A precarização do trabalho é uma realidade cada vez mais presente no país e no mundo e na rede estadual de educação temos os professores categoria O como o maior exemplo disso, mas não apenas, as trabalhadoras de apoio, as terceirizadas da limpeza e merenda, compõem esse mesmo quadro que aumenta a cada dia. Nós do Movimento Nossa Classe Educação defendemos, portanto, que é urgente lutarmos pela efetivação sem concurso de todos os educadores contratados, dos trabalhadores terceirizados, de todo esses trabalhadores que há anos e anos servem a população, mas sem direitos.

Todo o debate foi marcado pelo tom de urgência em nos organizarmos para enfrentar a ofensiva do governo Tarcísio e Feder, que a cada dia que passa avança com mais precarização do nosso trabalho, com mais desmonte da educação e dos serviços públicos. O ultimo exemplo é a utilização do Chat GPT para substituir o trabalho docente, tudo em benefício dos empresários como vemos nas privatizações em curso, como a Sabesp. Faz isso enquanto coloca sua polícia para massacrar a juventude negra. Mas enfrentar Tarcísio e a extrema não pode acontecer depositando confiança no governo de Frente Ampla de Lula-Alckmin. Um governo que concilia com a direita, como Tarcísio a quem dá apoio para toda sua política privatista, mas que também ataca os trabalhadores como o absurdo PL da Uberização, além de manter as reformas como a do Ensino Médio.

Veja também: Como Tarcísio de Freitas, Renato Feder e o ChatGPT irão precarizar ainda mais a educação em SP

A atividade se encerrou com um grande chamado rumo a paralisação e assembleia de toda rede estadual na próxima sexta-feira dia 26. É fundamental debatermos e pararmos nossas escolas e estarmos presentes na assembleia para construirmos nossa luta e a greve contra todos os ataques e precarização de Tarcísio e Feder. A direção central da Apeoesp não pode ser um obstáculo para nossa luta, a paralisação e a assembleia precisam estar nas mãos das e dos educadores. É urgente construir uma greve contra todos os ataques.

Confira abaixo uma série de vídeos com os principais momentos do encontro de professores na Subsede Santo André da Apeoesp:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias