×

Palestina | Festival Palestina Livre do Rio ao Mar ocorre nesta quarta (27) na UERJ

Reunindo artistas independentes de dentro e fora da universidade para apresentações de música, poesia, oficinas e mais, Festival busca somar as vozes dos estudantes da UERJ às centenas de milhares que, mundo afora, apoiam o povo palestino contra o genocídio levado a frente pelo Estado israelense!

terça-feira 26 de março | Edição do dia

Com início às 16h desta quarta-feira, 27/03, no estacionamento Baleia, do campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Festival Palestina Livre do Rio ao Mar é organizado pela juventude Faísca Revolucionária e pelo movimento de mulheres feminista socialista Pão e Rosas. O evento cultural tem como objetivo fazer ecoar na UERJ a luta em defesa dos palestinos e abrir espaço aos artistas independentes corajosos que são invisibilizados pela indústria cultural sionista. O espaço será também aberto à saudação de figuras importantes da causa palestina e contra a violência de Estado.

O primeiro grande festival do tipo em uma universidade desde o início da campanha genocida de limpeza étnica do Estado israelense em Gaza no último outubro, financiada pelos EUA e demais potências imperialistas, o Festival conta com a adesão de diferentes artistas independentes. Tocaia, Gab Lara, MAJ, Azizi, Dendê Disco (@baixasantosoundsystem e @kingborgesss7), Banda Prese, Adilson Franco, Ptah & 220Dubs, D1RETOR e Renan Mariath / Loket Quazy estão entre as apresentações confirmadas!

Além disso, o Festival contará com saudações de figuras importantes da luta contra a violência estatal racista aqui no Brasil, onde, como sabemos, as balas que matam a juventude negra são as mesmas que matam as crianças palestinas. Ana Paula Oliveira, do movimento Mães de Manguinhos e mãe de Johnatha de Oliveira Lima, fará uma saudação expressando a luta por justiça para Johnatha e as vítimas da violência do Estado.

Também estará presente Simone Ishibashi, Editora da revista semanal de teoria marxista Ideias de Esquerda, do Esquerda Diário, militante do Movimento Revolucionário de Trabalhadores e doutora em Economia Política Internacional pela UFRJ, especialista em Oriente Médio.

O Festival contará, ainda, com oficinas de SLAM, grafite, poesia e mais, tudo voltado a expressão, pela arte, a solidariedade e apoio à luta do povo palestino contra a opressão colonial e em defesa de sua liberdade, contra a limpeza étnica e massacre que sofrem em suas próprias terras. Entre os eventos confirmados, está exposição do fotógrafo Fellipe Lugão, cria do Complexo do Alemão e estudante de Ciências Sociais da UERJ e oficina de grafite com a 9 Crew!

Totalmente independente, o Festival não recebe nenhum apoio financeiro de empresas e governos. Desta forma, contará com a contribuição voluntária de apoiadores da arte política e da causa palestina para garantir a melhor estrutura, o apoio aos artistas e todos os gastos necessários para a realização desse evento que levará a arte dentro da UERJ como ferramenta de denúncia e protesto, sendo o primeiro passo de várias iniciativas que colocarão uma solidariedade permanente ao povo Palestino.

Você pode contribuir com o Festival Palestina Livre do Rio ao Mar através do QRCode abaixo ou pela chave PIX 21981032573 (Rita Helena Miranda Cardia)!

O Festival e todas as oficinas serão totalmente gratuitos, e fazem parte de não apenas colocar a comunidade universitária em movimento para construir uma luta massiva em solidariedade com o povo palestino, mas também de usar a arte como ferramenta política para lutar por outra sociedade!

Leia mais no Esquerda Diário tudo sobre a situação na Palestina e a necessidade de uma resposta revolucionária!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias