×

Crime capitalista | Governo Lula e Lira tentam blindar a criminosa Braskem de CPI

Enquanto Lula faz demagogia verde na COP28 ao lado de petroleiras e grandes poluidores como a Braskem e a Vale, aliados do governo Lula rechaçam, ao lado de Lira (PP-AL), a possibilidade de uma CPI da Braskem. Cinco bairros de Maceió estão afundando devido a mineração criminosa de sal-gema realizada pela Braskem. Os capitalistas e seus políticos são responsáveis.

quarta-feira 6 de dezembro de 2023 | Edição do dia

A mineração predatória e impune no Brasil traz mais um resultado desastroso depois de Mariana e Brumadinho. Agora é em Maceió, onde cinco bairros sofreram tremores de terra e estão afundando devido à extração de sal-gema do subsolo. A empresa responsável é a Braskem, uma empresa do ramo petroquímico que explorou 35 poços de extração até o ano de 2019.

Além de sofrer com os resultados do colapso do solo explorado pela petroquímica, gerando desalojamento e bairros fantasmas, com mais de 50 mil pessoas tendo que deixar para trás suas casas e toda uma história de vida, a população maceioense também enfrenta o abuso e a violência policial em todo esse processo.

Enquanto isso, a polêmica em torno da abertura de uma CPI proposta pelo alagoano Renan Calheiros (MDB), adversário do também alagoano Arthur Lira (PP), é que a Braskem tem parte societária na Petrobras junto com a Novonor (ex-Odebrecht) e isso pode gerar desgaste para o governo Lula. Aliados de Lula se juntaram a Lira para batalhar para que esta CPI não saia do papel. O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, é aliado de Lira e suspeito de uma porção de irregularidades

Outro medo dos governistas é o de que se nacionalize uma disputa local, segundo Lira a questão da Braskem não deve ser politizada. Nenhum dos lados desta disputa, nem Calheiros e nem Lira estão preocupados com a população afetada ou com o meio ambiente, estão sim muito preocupados com suas imagens políticas para, no fim, continuar cumprindo um papel fundamental para as empresas que destroem o meio ambiente, blindando essas empresas de qualquer investigação séria.

Enquanto Maceió afunda por causa da mineração de sal-gema, abutres da política burguesa do MDB ao PP passando pelo PT disputam para ver quem sai por cima. Somente a classe trabalhadora e as comunidades auto-organizadas podem dar uma resposta de fundo, é preciso um programa amplamente debatido com a população para responsabilizar os criminosos capitalistas e fazê-los pagar com estatização das empresas sob controle operário sem indenização, bem como uma reforma urbana e agrária radical para garantir moradia digna para toda a população e recuperação do meio ambiente.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias