×

Petrobrás | Governo Lula privatiza dois campos de Petróleo na Bacia de Campos

O Governo Lula/Alckmin entregou por meros 10 milhões de dólares os históricos campos de Campos de Cherne e Bagre, localizados na Bacia de Campos para a empresa imperialista francesa Perenco. Lula segue sua missão de enriquecer burgueses e acionistas milionários mundo afora as custas dos bens brasileiros.

terça-feira 30 de abril | Edição do dia

O Governo Lula/Alckmin entregou por meros 10 milhões de dólares os históricos campos de Campos de Cherne e Bagre, localizados na Bacia de Campos na costa norte do Rio de Janeiro, para a empresa imperialista francesa Perenco. Esta empresa já vem abocanhando diversos campos de petróleo brasileiros no último período, como os campos de Carapeba, Pargo e Vermelho, privatizados por Bolsonaro.

Apesar das expectativas de muitos trabalhadores que viram a votação em Lula como um freio às privatizações e até falas eleitorais de Lula de que não haveria privatizações, o que se vê na realidade são privatizações do Governo como estas, na Bacia de Campos. A companhia Perenco tornou-se uma grande detentora quase monopolista nesta Bacia.

A burocracia sindical da FUP (Federação Única dos Petroleiros) federação dirigida pelo PT, que está na gestão atual do Sindicato que corresponde a área da Bacia de Campos(Sindipetro-NF) até agora (dia 29/04) não se pronunciou sobre estas privatizações, isto é parte de não se enfrentar com o Governo de conciliação de classes Lula/Alckmin.

É preciso que os petroleiros desenvolvam uma luta pela retomada de todos os ativos privatizados desde o Governo Dilma e que muito aumentaram desde o golpe institucional de 2016, nos governos Temer e Bolsonaro, mas que seguem acontecendo no Governo Lula, como no caso destes campos recém entregues. Recentemente também ocorreram privatizações em Sergipe, no Norte do Espírito Santo e no Rio Grande do Norte, durante a gestão petista.

É necessário desenvolver uma posição de independência de classe na luta pela retomada de todos os ativos privatizados e por uma petrobrás 100% estatal, administrada democraticamente pelos trabalhadores e que assim permita condições mais seguras de trabalho aos trabalhadores. Por uma nova relação com o meio ambiente e com o conjunto dos trabalhadores na administração destes bens naturais comuns.

Veja o posicionamento do Movimento Nossa Classe e independentes em eleição do Sindipetro RJ:

O Movimento Nossa Classe apoia e é parte da chapa 1 - Em Defesa do Sindipetro, conheça e acompanhe mais sobre a chapa direto de sua página!

Pode te interessar: Graças a decisão de Prates e Lula, Petrobrás volta ao posto que tinha sob Bolsonaro: petroleira que mais enriquece os acionistas privados no mundo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias