×

Capitalismo doentio | Jovem trabalhador do Mercado Livre é demitido, comete suicídio e colegas são obrigados a seguir trabalhando no local

Luiz Felipe era funcionário de uma agência terceirizada pelo Mercado Livre. Se esforçava muito e sonhava em ser efetivado, era um ótimo trabalhador. Mesmo assim, foi demitido pela empresa no dia 19, e se suicidou no local de trabalho minutos depois. Foi colocada uma lona na área onde estava o corpo dele e o local de saída transferido para a saída de emergência, para que os trabalhadores, que tiveram que continuar trabalhando mesmo após a morte do colega, não passassem pelo corpo.

quinta-feira 29 de fevereiro | Edição do dia

Luiz Felipe, jovem trabalhador que se suicidou, trabalhava recebendo e destinando pacotes para embalagem em um centro de distribuição em Cajamar, São Paulo, e era funcionário de uma agência terceirizada pelo Mercado Livre. Segundo como publicava em suas redes sociais e também de acordo com colegas de trabalho, Luiz se esforçava muito e sonhava em ser efetivado, era um ótimo trabalhador. Mesmo assim, foi demitido pela empresa no dia 19, e se suicidou no local de trabalho minutos depois. Segundo o Mercado Livre, o trabalhador foi atendido pelo serviço de saúde e morreu fora do local. Mas de acordo com relatos de diversos trabalhadores, ele morreu no local e foi colocada uma lona na área onde estava o corpo dele e o local de saída transferido para a saída de emergência, para que os trabalhadores, que tiveram que continuar trabalhando mesmo após a morte do colega, não passassem pelo corpo.

Segundo o Intercept, centenas de trabalhadores relatam sofrer com metas abusivas, assédio moral, calor extremo e condições de trabalho desumanas nos centros de distribuição da empresa., incluindo Luiz Felipe Dominicalli. Segundo trabalhadores, a meta é de 120 entregas por hora, duas por minuto, para a segunda empresa mais valiosa da América Latina, a plataforma viu seu lucro líquido dobrar entre 2022 e 2023. Segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio de Franco da Rocha e Região, Luiz “vinha sofrendo grave pressão psicológica por parte de seus superiores”.

A depressão é considerada uma das doenças com maior ocorrência no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O alto índice de transtornos como depressão e ansiedade entre os jovens brasileiros é diretamente ligado a precarização do trabalho. As várias opressões cotidianas, o índice de desemprego alarmante, a pobreza, a falta de acesso e as injustiças a que estamos submetidos dentro da engrenagem capitalista culminam num cenário onde o suicídio se torna uma via rápida para o alivio do sofrimento.

É preciso questionar profundamente as bases deste sistema irracional, pautado na exploração de uma classe por outra, impondo aos explorados e oprimidos uma miséria brutal.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias