×

Ianomâmis | Mortes de Ianomâmis segue durante primeiro ano de governo Lula-Alckmin. São 308 mortos em 2023.

Segundo os dados de relatório enviado pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) Ministério da Saúde, o número de mortes de Ianomâmis seriam de 308 durante 2023, primeiro ano do governo de frente ampla. Sendo 162 crianças de até 4 anos e 104 de bebês maior que a média dos últimos 5 anos, incluindo as mortes durante a pandemia.

quinta-feira 11 de janeiro | 16:26

Segundo os dados de relatório enviado pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) Ministério da Saúde, o número de mortes de Ianomâmis seriam de 308 durante 2023, primeiro ano do governo de frente ampla. Sendo 162 crianças de até 4 anos e 104 de bebês maior que a média dos últimos 5 anos, incluindo as mortes durante a pandemia. Para uma população total de cerca de 15 mil pessoas, significa 2,05% da população morta em 1 ano.

Esses dados alarmantes são expressão da profunda opressão que esse povo vem enfrentando, com o garimpo e contaminação das águas, roubos de suas terras, falta de assistência de saúde básica, etc. Situação essa que se aprofundou com a pandemia no reacionário governo Bolsonaro, mas que segue alarmante nesse primeiro ano do atual governo de Lula Alckmin.

O projeto de conciliação de classes do governo que mantém relações profundas com os setores do agronegócio segue implementando ataques aos povos indígenas e suas territórios, como fez o governo Lula recentemente ao sancionar o PL 1459/2022, apelidado de PL do Veneno, que flexibiliza a aprovação de agrotóxicos e produtos cancerígenos colocando em risco a saúde da população e do meio ambiente.

O recente anúncio do governo durante a COP 28 de que pretende leiloar 602 lotes para exploração de petróleo no Brasil, sendo destes 20 territórios indígenas e 15 unidades de conservação, também são expressões disso. Áreas que, caso o leilão se efetive, serão ameaçadas pelas atividades de mineração conduzidas nos lotes podendo, inclusive, causar a infiltração de poluentes nos lençóis freáticos, contaminando enormes reservas de água.

Este projeto de pacto com os mesmos setores que pavimentaram o caminho da extrema direita bolsonarista, e que agora incorporam o atual governo de conciliação de classes de Lula, mostra suas consequências na derrubada do veto ao Marco Temporal, sendo derrubado na Câmara por 321 votos a 137 e uma abstenção, e, posteriormente, no Senado por 53 a 19, com pelo menos 100 votos favoráveis da base do governo.

A bancada ruralista busca a inclusão do Marco Temporal na Constituição, o que implicaria que o STF considerasse essa perspectiva em suas decisões. A proposta possui diversos dispositivos para além da questão da demarcação, criando brechas para exploração de recursos naturais dentro dos territórios, flexibilizando as proteções de contato com povos isolados e permitindo parcerias com não indígenas para trabalhos nestas áreas.

Atualmente, seis terras indígenas aguardam aprovação presidencial para demarcação, de um grupo de 14 indicadas como prontas para homologação desde o início de seu governo, mas apenas oito foram demarcadas até o momento.

Durante 2023, inúmeras lideranças indígenas, inclusive que apoiaram a eleição da frente ampla do PT, vem afirmando que governo de Lula não está cumprindo com suas promessas para os povos indígenas, como é o caso cacique Raoni, liderança indígena que subiu a rampa do Palácio do Planalto em sua posse no dia 1º de janeiro. “Não cumpriu o que me prometeu no dia da posse e por isso vou a Brasília bater na porta dele”, disse em uma entrevista para a grande mídia.

Contrariando os discursos eleitorais feitos pelo próprio PT, inclusive a criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob a direção de Sônia Guajajara (PSOL), a política levada à frente pelo governo busca fortalecer o agronegócio, inclusive mantendo bolsonaristas em cargos-chave.

O Plano Safra, um amplo financiamento público ao setor, aumentou significativamente durante os governos petistas, chegando a um recorde de 340 bilhões no governo atual. Esse apoio contradiz a retórica “antiagronegócio”, menosprezando e ignorando os impactos ambientais e sociais das atividades extrativistas e agropecuárias, sobretudo em detrimento dos povos indígenas.

Ainda no final do ano passado, o fortalecimento do agronegócio e seus agentes como um pilar do governo fez mais uma vítima. Tymbektodem Arara, professor, presidente da associação Kowit, linguista e representante dos Arara, após discursar na ONU em 28 de setembro denunciando a votação do Marco Temporal e a invasão da Terra Indígena Cachoeira Seca, onde vive o povo de etnia Arara, no Pará. Tymbek foi encontrado morto em um rio.

Em seu discurso na ONU Tymbektodem denunciou o intenso desmatamento ilegal na Terra Indígena Cachoeira Seca, habitada pelos Arara, que totalizava 697 km² entre 2007 e 2022, de acordo com dados do Inpe. Nesta TI, o povo Arara sofria com a presença de cerca de 2 mil invasores consequência da instalação da hidrelétrica Belo Monte, inaugurada em 2016 por Dilma Roussef (PT), que também foi responsável por sérios danos ambientais à região.

O assassinato de lideranças indígenas escancara a hipocrisia do atual governo que vem rifando as demandas indígenas para o agornegócio enquanto faz demagogia sobre a “vitória da democracia” durante acelebração do pacto com as forças mais reacionárias do regime brasileiro, especialmente os golpistas de 2016 do judiciário e as forças armadas no ato “Democracia Inabalável”.

Você também pode se interessar por: Mariátegui: teoria e revolução

Seis meses após o governo Lula-Alckmin declarar estado de Emergência em Saúde Pública na Terra Indígena Yanomami (TIY), o relatório "Nós ainda estamos sofrendo" das organizações Yanomami destaca a persistência da crise. Apesar das alegações de erradicação do garimpo, o relatório revela como a operação do governo foi meramente paliativa com o aumento de doenças, óbitos, conflitos entre comunidades, cooptação de jovens para o crime, enfraquecimento da agricultura familiar e contaminação das populações por mercúrio, inclusive por parte de apoiadores de Bolsonaro. Evidenciando assim, as denúncias que Esquerda Diário vem fazendo sistematicamente, a conciliação de classes abre caminho para o fortalecimento da extrema direita.

O governo Lula-Alckmin busca aparecer como aliado da luta indígena com a simbólica passagem de faixa feita por uma indígena, ou incluindo figuras indígenas em seus ministérios como a Sonia Guajajara (PSOL), liderança que agora é conivente e responsável pela tragédia e mortes da população yanomami. Ao mesmo tempo incorpora elementos da agenda neoliberal da extrema direita, como o Arcabouço Fiscal, privatizações e cortes na saúde e educação e mantém todas as reformas, da previdência e trabalhista do governo golpista de Michel Temer e do reacionário Bolsonaro.

Não coincidentemente um relatório apresentado em um painel na 10ª Conferência Nacional de Direitos Humanos em 2006, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) indicava que os casos de violência contra os povos indígenas no Brasil nos dez anos anteriores. O estudo registra 287 assassinatos e 407 suicídios entre 1995 e 2005. Proporcionalmente, o número de assassinatos já havia crescido durante os primeiros governos de Lula. De 1995 a 2002, o mapeamento aponta 20,65 assassinatos por ano. De 2003 a 2005, o índice subiu para 40,67 assassinatos por ano.

Desde o Esquerda Diário alertava que a frente ampla de Lula-Alckmin não iria solucionar a trágica questão ingígina brasileira colocando figuras em seus ministérios, em um governo formado junto com os banqueiros da FEBRABAN e os patrões da FIESP. Esses alertas foram confirmados imediatamente nos primeiros meses de governo quando Lula apoiou o golpe no Peru, inclusive enviando armas e equipamentos para repressão do povo originário peruano, vanguarda na luta contra o golpe de Dina Baluarte.

A resolução profunda da crise não se limita apenas à criminalização dos garimpeiros. É necessária a adoção de um programa econômico e político que desafie as frações burguesas que enriquecem com a exploração dos povos indígenas e a degradação ambiental batalhando por medidas como a expropriação de todas as empresas ligadas ao garimpo, direcionando-as para o serviço dos povos indígenas e da natureza com o apoio de ambientalistas e universidades, a condução de investigações independentes e julgamentos por júris populares eleitos e revogáveis para crimes militares, além de uma reforma agrária radical que combata o latifúndio e expanda áreas de proteção ambiental e territórios indígenas.

Os povos originários no território brasileiro vem travando importantes lutas, após 4 anos de guerra declarada contra Bolsonaro, agora seguem tendo de enfrentar um governo de conciliação de classes de Lula-Alckmin, com importantes mobilizações por todo o país. Frente a este cenário o Esquerda Diário vem chamando a necessidade de uma paralisação nacional contra o Marco Temporal, e demais ataques do governo, como o Arcabouço Fiscal e as reformas mantidas dos governos anteriores. É preciso que a luta e demandas dos povos indígenas sejam incorporadas e defendidas pelo conjunto da classes trabalhadora. As grande centrais sindicais, que hoje são base do governo, como CUT e CTB, assim como os grandes movimentos sociais como MST e MTST, precisam romper com a passividade a conivência, e impulsionar uma forte mobilização nacional, desde as bases, unificando o conjunto da classe trabalhadora junto a defesa dos povos indígenas.

Para isso devemos batalhar necessariamente por uma posição política independente, indo contra a política conciliatória do novo governo do PT com a direita, superando as medidas paliativas e o discurso demagógico frente amplista, dando combatendo de uma vez por todas contra ganância capitalista por meio da luta da classe em unidade com os setores oprimidos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias