×

Violência | Racismo, misoginia e extrema-direita são combustíveis ideológicos de ataques em escolas

Realengo (RJ - 2011), Suzano (SP - 2019), Charqueadas (RS - 2019), Saudades (SC - 2021), Aracruz (ES - 2022) e agora o ataque a uma escola na zona oeste de São Paulo, em 2023. Esses ataques, e tantos outros que ocorrem nos EUA, estão umbilicalmente ligados ao fortalecimento da extrema-direita, à misoginia, ao racismo e à LGBTfobia.

quarta-feira 29 de março de 2023 | Edição do dia
Montagem: imagens da escola Thomazia Montoro e do assassino de Aracruz

Ataques cruéis como os que ocorreram essa semana em São Paulo são de chocar um país inteiro. A professora Elisabete Tenreiro, a Beth, tinha 71 anos e foi assassinada covardemente pelas costas momentos antes de iniciar a aula por um aluno de 13 anos. Elisabete é uma das muitas vítimas de ataques como esses que, nos últimos 20 anos, somaram ao menos 16 casos no país. As justificativas mais superficiais passam por culpar os games, a desagregação familiar ou supostas doenças mentais. O bullying evidentemente é fator recorrente em cada um deles, mas não explica. Há um padrão recorrente em praticamente todos os casos e que se vincula profundamente ao racismo e à misoginia. Esses elementos, profundamente enraizados na cultura patriarcal e escravocrata brasileira, parecem ter selado uma sinistra aliança com a ascensão da extrema-direita bolsonarista dos últimos anos – tudo embalado num estranho simulacro de massacres norte-americanos, a exemplo de Columbine, em 1999. É parte das terríveis tragédias do neoliberalismo e a angústia é que tenha pousado no Brasil com intenção de ficar. O crime na escola Thomazia Montoro escancara tudo isso no detalhe.

A gota d’água, como conta um outro aluno da Beth, foi uma agressão racista que o jovem de 13 anos proferiu contra um colega. Na semana anterior, ele chamou o colega de “macaco”, o que deu início a uma briga que Beth apartou. O fim de semana passou e o colega que sofreu a agressão racista não compareceu à escola na segunda. Beth foi assassinada. É comum em ataques como esses as vítimas serem mulheres. Das 12 crianças mortas em Realengo, em 2011, 10 eram meninas. Das 5 vítimas do massacre na creche em Saudade (SC), 2 eram mulheres e outras 3 eram bebês. No dia anterior ao massacre de Suzano, os dois assassinos postaram no fórum Dogolachan que após a ação eles se encontrariam “diante de Deus com nossas 7 virgens”. Tudo cheira a misoginia.

No twitter, o assassino de Beth usava o mesmo sobrenome que um dos assassinos de Suzano, uma clara homenagem. A balaclava de caveira do assassino de Beth é a mesma que foi utilizada em Suzano e em Aracruz, e é símbolo de supremacistas brancos norte-americanos. A ideologia da supremacia branca esteve presente em incontáveis massacres nos Estados Unidos das últimas duas décadas, a começar por Columbine. Todos esses assassinatos estão envoltos em um sinistro e pavoroso caldo de misoginia, machismo, racismo, LGBTfobia, supremacismo racial e culto à violência - todos elementos que o bolsonarismo e a extrema-direita vêm tentando naturalizar em nossa sociedade. As palavras viram ações e, naquela “piadinha” ou “brincadeirinha” que ouvimos todos os dias por aí, está contida mais violência do que pensamos.

Como algumas pessoas vem denunciando há anos, esse caldo corre no submundo da internet faz um certo tempo e o caso do Dogolachan se tornou o mais conhecido. Mas há muitos outros. A professora e escritora Lola escreve sobre essa gente há algum tempo em seu blog, traçando padrões, denunciando as asquerosas e criminosas ameaças que já recebeu, e mostrando como a misoginia e o racismo é cadeira cativa desses espaços. Esse fórum (Dogolachan), foi criado por Marcelo Valle Silveira Mello, condenado a 41 anos de cadeia em 2018 por crimes de divulgação de pedofilia, racismo, terrorismo, e por aí vai. Chegou a planejar o assassinato de estudantes das Ciências Sociais da UNB nos anos 2000.

Em espaços como esses, é comum compartilharem conteúdo tipo “gore” (com corpos de mulheres mortas, restos mortais, etc.), substituem a palavra “mulher” pela expressão “depósito” (de esperma), celebram massacres que ocorrem mundo afora, louvam assassinos no Brasil (como foi o do caso de Realengo) e nos EUA (como o de Columbine) e incentivam jovens incels a cometerem os seus próprios crimes. É uma compilação de tudo o que de mais asqueroso e reacionário a humanidade já conseguiu produzir. Um ódio visceral e mórbido às mulheres. Uma misoginia e racismo cuja anonimidade dos fóruns permite fluidez sem culpa (e sem medo de consequências). Esse tipo de site recebeu muita exposição nos últimos anos e já migrou para distintos espaços, proliferou-se na superfície e na deep web. Mesmo o Twitter é palco, como foi o caso dessa semana em que o assassino foi narrando o planejamento da ação tweet a tweet. A intenção é ganhar fama entre os pares, espetacularizar o sofrimento.

A lista de conexões entre esse mundo dos massacres e tudo o que envolve ideologia de extrema-direita é imensa. São legítimos filhos, ou mesmo primos, do olavismo e do bolsonarismo. Mas entre todos esses elementos, talvez a misoginia e o racismo sejam os mais presentes - ambos elementos correntes no crime essa semana. Esses fóruns não criaram a misoginia ou o racismo. Tampouco a LGBTfobia, o culto à violência, a apologia ao nazismo ou o ódio à esquerda. Nada disso é criação de nenhuma dessas pessoas. Tudo isso está enraizado historicamente em nossa sociedade capitalista, e esses jovens e adultos de extrema-direita, mergulhados nesse caldo reacionário, envalentados por um bolsonarismo que busca naturalizar essas violências, inebriados pela espetacularização dos estadunidenses, trazem isso tudo à tona de forma brutal. É como se cavassem debaixo da terra escravocrata, patriarcal e profundamente violenta da nossa sociedade e desovassem todo esse horror de uma vez só sobre nós.

Como escrevemos em outro texto, é preciso (e possível) um programa que evite que terrores como esses ocorram novamente. O texto é categórico: "Como é possível um professor identificar casos de problemas psicológicos ou comportamentais lidando com 40 alunos por aula? Tendo que se dividir em 7, 10, 14, 16 turmas e tendo quase 700 alunos por ano? Mas ainda assim, quantos casos são identificados e as escolas nada podem fazer por não ter o menor amparo. A tragédia na Thomazia Montoro precisa servir para nos fazer lutar por uma escola com sentido e esse sentido no capitalismo, esse sistema brutalizador, é o sentido da luta e da nossa união, que batalhe por demandas mínimas e necessárias, que podem evitar manhãs como essa nas escolas.

Precisamos de contratação imediata de psicólogos e profissionais de saúde e da assistência social dentro das escolas, para professores e alunos. Contratar mais e efetivar todos os professores, agentes escolares e funcionários terceirizados das escolas. Revogar o desastre chamado Novo Ensino Médio de forma integral e o conjunto das reformas, conceder auxílios e bolsas aos estudantes, para que não deixem de estudar para trabalhar e principalmente atender alunos em extrema vulnerabilidade social."

Ao mesmo tempo, é preciso também identificar os problemas desde a raíz, combatendo esse caldo de reacionarismo e violência em seu berço, organizando mulheres, negros, LGBTs, estudantes, professores e trabalhadores em geral para combater o racismo, a misoginia, a LGBTfobia e todas as opressões das quais o capitalismo se utiliza para manter seu domínio.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias