×

JUVENTUDE ZONA OESTE SP | Secundaristas e universitários criam frente de luta contra o aumento na Zona Oeste

A plenária foi realizada dia 20 na USP, reunindo estudantes, entidades da universidade e organizações de esquerda, e deliberou por realizar ações regionais contra o aumento das tarifas de transportes e a repressão policial.

sexta-feira 22 de janeiro de 2016 | 01:04

A plenária foi realizada quarta-feira, dia 20, no prédio da Faculdade de História e Geografia da USP, reunindo estudantes, entidades da universidade e organizações de esquerda, e deliberou por realizar ações regionais contra o aumento das tarifas de transportes e a repressão policial.

Organizado pelo Centro Acadêmico do curso de Letras, o espaço visa buscar conformar uma unidade entre escolas e universidades da região. “Essa aliança tem uma grande força, que pode começar a se demonstrar na luta contra o aumento das tarifas e por um transporte verdadeiramente público e gratuito. Nós universitários temos muito que aprender e nos unificar com os secundaristas. Participaram entidades e organizações da esquerda, mas queremos ainda reunir mais estudantes da universidade que querem lutar pelos seus direitos e de toda a população”, ressaltou Jéssica Antunes, diretora da entidade.

Gabriel Octávio da ETEC Raposo Tavares, saudou o espaço e chama todos os estudantes da região a se somarem a próxima reunião, “como estudante secundarista, pude pela primeira vez dentro de meses reviver a nostalgia de estar dentro de um espaço democrático real, onde todos são escutados assim como tem o direito a voz e decisão. E ver de perto novamente o que pode surgir quando se tem espaços como esses disponíveis para todos, por isso precisamos que seja ainda mais forte”.

Odete Cristina, do Centro Acadêmico de Pedagogia, que também compôs a mesa da plenária, reforça o chamado às ações que foram deliberadas, “muitas entidades e organizações ainda não se somaram as ações que vamos fazer sexta e terça-feira, reforço esse chamado, pois o papel das entidades é buscar unificar os diferentes cursos para a luta, e neste ano de 2016, precisam ter a coragem de ousar lutar e vencer como fizeram os secundaristas. Com todas as ferramentas que temos como universitários, principalmente nossas entidades, precisamos ir pra cima dos governos e mostrar que estamos com os trabalhadores e os jovens de fora da USP”.

O DCE da USP, dirigido pelo PSOL e pelo PSTU, precisa seguir o exemplo de entidades como o CAELL e o CAPPF, centros acadêmicos que estão fazendo esforços para reunir os estudantes dos cursos com a juventude secundarista que barrou a reorganização escolar de Alckmin para barrar dessa vez o aumento das passagens e avançar num programa comum de combate às máfias do transporte, aos governos Haddad e Alckmin.

Confira na íntegra o comunicado da plenária divulgado pela Página “Estudantes da ZO”:

“A plenária reuniu cerca de 60 estudantes de luta, entre secundaristas de diversas escolas da região e universitários, e contou com a presença dos centros acadêmicos de Letras, Pedagogia, Filosofia, História, Comunicação e Arte, Psicologia e o Diretório Central dos Estudantes.

Já está clara a intransigência de Alckmin e Haddad, que não abrem mão de defender os lucros dos empresários contra os direitos dos estudantes e trabalhadores, e querem impor pela repressão e pelo desgaste o aumento das tarifas dos transportes. Temos ao nosso lado o apoio de muitos setores da população, que além de também estarem revoltados, são contrários à ação covarde dos aparatos repressivos do estado, contra o legítimo direito de manifestação.

Discutimos a necessidade de organizar o movimento de forma mais ampla e democrática, e buscar novas ações que causem mais pressão nas ruas. E que busquem um amplo diálogo com a população e os trabalhadores dos transportes, os quais sofrem conosco com essa precarização e que são nossos principais aliados nessa luta para conquistar um transporte de qualidade, verdadeiramente público e para toda a população.

Enquanto estudantes da Zona Oeste, decidimos ir às ruas com algumas medidas de luta, que somada aos ações realizadas pelo MPL e pelo Bloco de Lutas contra o aumento, para as quais chamamos todos a somar, possam ajudar a nossa luta a avançar. Fazendo pressão e incentivando outras regiões do estado, e mesmo outros estados, a se organizarem em sua região a partir de escolas, universidades e locais de trabalho, e tomar as ruas contra este aumento abusivo e a precarização que nos impõe humilhação e assédio cotidianos. E organizar uma forte campanha contra a repressão e pelo direito de lutar!

Tiramos algumas ações na zona oeste, nas quais diversos estudantes e entidades que estavam na plenária já se incorporaram, e esperamos que mais entidades, escolas, estudantes universitários e secundaristas se somem ao chamado ao longo dessa construção.

A próxima plenária de estudantes da Zona Oeste e Centro-Oeste será na terça-feira, às 18h, no Vão da Faculdade de História, na Cidade Universitária, para tirarmos novas medidas e posicionamento que nos façam vencer como na luta contra a reorganização escolar! Convidamos todas e todos.

Vencemos nas escolas vamos vencer nos transportes!

Panfletagem e agitação contra o aumento:

Sexta-feira, 22 - concentração às 7h no Metro Butantã e às 18h na Estação Luz.

Ação na Zona Oeste: Terça-feira, 26 - 7h”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias