×

Recife | Curso pré-militar ensina estudantes a cantar “matarei aleijado ou criança, menininho ou mulher”

Mais uma cena indignante circula pelas redes sociais, gravada no último sábado (24) no centro de Recife, onde estudantes adolescentes e crianças de um curso pré-militar marcham e repetem coro fascista do professor.

quinta-feira 29 de setembro de 2022 | Edição do dia

O vídeo foi publicado pelo portal Jornalistas Livres e registra a cena do professor gritando e os estudantes, adolescentes e crianças, repetindo e marchando:

“Matarei pela cidade, seja aleijado ou criança, menininho ou mulher. Sangue frio em minha veia congelou meu coração. Eu não tenho sentimento, nem tampouco compaixão. Interrogatório é muito fácil de fazer, a gente pega o marginal e bate nele até morrer. Quero banhar-me numa piscina de sangue, sangue dos mortos. Esse sangue eu já bebi...”

A ação é parte da formação pré-militar oferecida pela Uribe, que propagandeia formação em todos os âmbitos para a preparação militar, inclusive psicológica e o vídeo publicado explícita o que isso significa, no centro do Recife, onde relatório da Rede Observatórios da Segurança constatou que todos os assassinados pela polícia em 2021 eram negros.

O conteúdo explícitamente fascista, ameaçando “aleijado ou criança, menininho e mulher” e a inexistência de compaixão, seguida de instruções para fazer interrogatórios e a horripilante vontade “Quero banhar-me numa piscina de sangue” expressam a máquina estatal de morte da juventude negra e trabalhadora e dos setores oprimidos que querem preparar.

Veja o vídeo:

Segundo quem gravou o vídeo e enviou para o Jornalistas Livres, que decidiu seguir anônimo, o professor também fez gritos em apoio a Jair Bolsonaro, repetidos pelos alunos. Ainda que não se tenham registros desta parte, não parece nada absurdo o apoio a Jair Bolsonaro vindo neste cenário, de um professor incentivando tortura e sangue em adolescentes e crianças, já que Jair Bolsonaro é reivindicador público do Coronel Ustra e suas torturas na Ditadura Militar, além de celebrar chacinas como a na Vila Cruzeiro no Rio de Janeiro e defender a ação de tortura e morte da PRF em casos como o de Genivaldo, por exemplo, que foi preso dentro do carro em uma câmara da gás improvisada até a morte, quem Bolsonaro chamou de bandido.

Assim, tanto como legitimar o conteúdo deste canto e ações tenebrosas das forças repressivas do Estado brasileiro no presente e no passado, Bolsonaro defende e leva adiante a militarização das escolas, para que em meio à crise econômica, inflação e crise, estas sejam o caminho de cada vez mais crianças e adolescentes. Em Pernambuco, há uma extrema direita organizada que está em plena campanha eleitoral e que serve de base de apoio a essas ideias e ações fascistas representadas no candidato ao governo estadual Anderson Ferreira, mas também na família Tércio, na família Collins e outros representantes do que tem de mais podre e asqueroso da política de Bolsonaro.

Este caso escandaloso é mostra de que o bolsonarismo seguirá como força social reacionária, de inspiração fascista, independente do resultado eleitoral, só será possível derrotá-lo com a força dos trabalhadores e da juventude, na luta de classes, para enviá-lo para a lata de lixo da história.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias