×

Educação | Lula oculta ataques e mercantilização ao dizer que educação do Ceará é a "melhor do país"

Na última sexta-feira (5), o presidente Lula, em visita ao Ceará, realizou um discurso onde defendeu o ministro da Educação e ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT), além de ter dito, em reação a servidores do Detran e professores que protestavam no evento, que o seu governo garante o direito democrático de protesto, mas os mesmos manifestantes tiveram seus cartazes removidos pelos seguranças do evento. O governador Elmano de Freitas (PT) vem atacando diversas categorias de servidores, nos marcos de forte rechaço dos grevistas, como os professores, que reagiram com cadeiradas à tentativa da burocracia sindical de atropelar votação de greve.

terça-feira 9 de abril | Edição do dia

“Eu não escolhi o Camilo para ser ministro da Educação porque ele é meu amigo. Eu chamei o Camilo para ser minstro da Educação porque o estado do Ceará é o estado que tem melhor exemplo na educação nesse país“, disse o presidente Lula.

Mas Lula esconde muitas coisas ao dizer que o Ceará tem o melhor exemplo de educação no Brasil. Camilo Santana se tornou governador do Ceará como sucessor em um grande acordo entre PT e Ciro e Cid Gomes. Anteriormente, entre 2007 e 2010, o atual ministro da educação ocupava o cargo de secretário do desenvolvimento agrário do governo de Cid Gomes. Em 2010 se tornou o deputado mais votado do estado pelo PT e em 2014, em uma chapa com Izolda Cela do PDT, se tornou governador, se reelegendo em 2018 com a mesma composição com o clã dos Gomes.

A grande marca dos irmãos Gomes em Sobral até hoje é o alto índice que a educação na cidade atingiu no IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica). Sobral ocupa o primeiro lugar no índice em todo o país e o Ceará tem, pelo mesmo índice, 80 das 100 melhores escolas do Brasil.

Mas o que em um primeiro momento pode parecer interessante, mas com um olhar mais atento se torna assustador. Cid e Ivo buscaram parcerias privadas com segmentos como o Instituto Ayrton Senna do Todos Pela Educação, e o grupo Alfa e Beto, editora de livros infantis.

Em poucos anos os irmãos Gomes viram os índices do Sobral no IDEB crescerem de forma meteórica, o que fez com que a injeção de verba pública no capital privado se tornasse cada vez maior, como também se tornaram cada vez maiores práticas espúrias para o treinamento das crianças para as provas. Segundo Marcos de Aguiar Villas-Bôas, doutor pela PUC-SP e ex-secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral (CE) na gestão de Ivo Gomes, os dados de Sobral são fortemente manipulados para se tornarem modelo em todo o país. “Diferentes professores contam que alunos bons do mesmo ou de outros anos são postos para fazer provas de alunos ruins ou doentes ou detentos, por orientação de alguns professores, que recebem (...) 500 reais a mais.", declarou Villas-Bôas em seu artigo “A verdade do IDEB de Sobral” publicado na Carta Capital.

Uma pontuação elevada no IDEB pouco prova em relação à qualidade da educação, pois ele só busca pressionar os alunos e as escolas a alcançarem o próprio nível de "excelência" que o mesmo IDEB estabelece, levando em conta apenas as matérias de português e matemática e os números relativos ao fluxo escolar, como reprovação e evasão. O IDEB, que se inspirou na cultura de metas e avaliações dos EUA e faz parte do ideário dos reformadores empresariais da educação, foi criado durante a passagem de Haddad pelo ministério da educação, e que busca medir a “qualidade objetiva da educação”, apenas estabelece uma pressão por resultado naquilo que o índice mede.

Como o IDEB centra-se em português e matemática e no fluxo escolar, como variáveis para medir a qualidade da educação, acaba por gerar certa pressão para o estreitamento curricular. Para melhorar os resultados nas avaliações padronizadas, essa busca acaba levando a uma padronização curricular, centrando-o, sobretudo, nos elementos que serão mensurados.

Com isso, ocorre algo mais grave. As verbas das escolas do Estado dependem dos índices de desempenhos das escolas, e os municípios que apresentam baixo desempenho são penalizados com a diminuição das verbas para as escolas e a educação.

Assim, o governo do estado, para induzir nos municípios essa “cultura de metas”, criou um mecanismo de responsabilização de rede inteiras e que acaba retirando verbas justamente das redes municipais que se encontram, segundo seu próprio metro, com maiores dificuldades.

Por tudo o que foi falado, fica escancarado porque não é de se surpreender que Camilo Santana tenha sido parte do governo Lula-Alckmin e da Frente Ampla, e por isso têm cumprido um papel importante de levar adiante os ataques contra a educação, como o Novo Ensino Médio e os cortes nas verbas da educação, como em 2023, onde ouve um corte de mais de 300 milhões, enquanto que várias universidades federais sofrem com falta de permanência, falta de professores, de estrutura, entre outros problemas.

Ao mesmo tempo, outro governador cearense e petista, o atual governador Elmano de Freitas (PT) vem negando o legítimo reajuste salarial dos professores cearenses que sofrem com a defasagem salarial, em meio ao custo de vida que segue alto, além de outras demandas, como o aumento da carga horária de planejamento, diminuição de alunos por turma, novos concursos para contratação de novos professores, fim da taxação da previdência para aposentados, investimento na infraestrutura das escolas, revogação do Novo Ensino Médio entre outras, mas que os professores não estão aceitando calados, e decidiram entrar em greve, dando um gigante exemplo de luta, como se expressou de forma marcante em uma assembleia de mais de 5 mil professores, que rechaçou de forma exemplar a absurda tentativa de atropelar e impedir a votação para entrar em greve pela direção do sindicato dos professores, a Apeoc, composta por lideranças do PT, PC do B e da Resistência-PSOL, ao qual foram veementemente rechaçados por uma chuva de cadeiras de plástico, o que também deve ser parte de um exemplo para trabalhadores de todo o país de não aceitarem calados as traições e manobras das direções sindicais pelegas, o que é a tônica das direções sindicais do PT e do PC do B.

Lula também respondeu à manifestação de professores e servidores do Detran, que também estão em greve, já que o atual salário da categoria é o menor entre os departamentos estaduais de trânsito do Nordeste e os Departamentos Municipais de Trânsito (Demutran) no Estado.

“Eu vi os companheiros aí com a placa, levantando, protestando, eu acho maravilhoso vocês protestarem porque houve um tempo em que vocês não poderiam protestar nem levantar placa. Quando a gente governa de uma forma democrática, proteste, reivindique, que se a gente puder, a gente atende. Se a gente não puder, a gente diz que não pode e a vida continua”, afirmou.

Porém, não foi nada democrática a forma que os manifestantes foram tratados durante o evento, que tiveram seus cartazes arrancados pelos seguranças, ao mesmo tempo em que a greve dos servidores do Detran vem sendo atacada como ilegal por Elmano de Freitas.

Além dos servidores do Detran, os docentes da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), também entraram em greve. Elmano, através da Procuradoria Geral do Estado (PGE), pediu a ilegalidade dos processos grevistas.

Nós do Esquerda Diário rechaçamos fortemente todos esses ataques do governador Elmano de Freitas, bem como de toda a Frente Ampla e do governo Lula-Alckmin, como é o caso do Novo Ensino Médio, ao mesmo tempo que damos todo o nosso apoio e solidariedade aos trabalhadores em greve, que vem dando um forte exemplo de luta!

Como parte de cercar de solidariedade a greve dos professores cearenses, mas também como meio de dar visibilidade, fortalecer e ampliar a greve por meio do nosso jornal, dois membros da nossa redação estão em Fortaleza cobrindo essa luta que vem ganhando visibilidade, colocando o Esquerda Diário ombro a ombro com esses professores, bem como junto dos TAE’s e professores em greve nas universidades federais e estaduais, como é o caso da UFC, UFCA, UNILAB, URCA e UECE.

Veja também: Carta do Movimento Nossa Classe aos professores do Ceará

Todo apoio à greve dos professores do Ceará!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias