×

UNICAMP | Após ataque racista de professor, Racionais MC’s recebe título de Doutor Honoris Causa da Unicamp

quinta-feira 30 de novembro de 2023 | Edição do dia

1 / 1

O grupo de rap Racionais MC’s, um dos mais influentes da história do rap nacional, recebeu nessa terça-feira, 28/11, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Campinas. O título foi concedido aos quatro integrantes do grupo, Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock.

A outorga do título foi aprovada no Conselho Universitário, e fazia parte das reivindicações des estudantes da Unicamp presentes na Carta Antirracista. Essas reivindicações aconteceram após o ato racista de um professor da Unicamp durante uma aula da disciplina Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro.

O título é uma importante conquista do movimento negro, uma vez que os Racionais MC’s são reconhecidamente um dos grupos mais influentes no pensamento social brasileiro, e a Unicamp foi uma das últimas universidades a aprovar cotas étnico raciais, e o fez apenas após uma histórica greve estudantil em 2016. Além disso a universidade é localizada na cidade de Campinas, última do país a abolir a escravidão. Até pouco tempo atrás, Jarbas Passarinho, um dos responsáveis pelo AI-5, era Doutor Honoris Causa pela mesma universidade, o que mostra que a força dos movimentos e estudantes foi determinante para que os Racionais fossem reconhecidos.

A reitoria da Unicamp, portanto, longe de ser responsável por entregar o título, foi forçada a isso pela força dos movimentos. Prova de que a reitoria de Tom Zé é racista, é, por exemplo, que perseguem estudantes que se mobilizam contra o Estado sionista de Israel, e hoje segue mantendo relações com as universidades israelenses produzindo conhecimento para seguir o genocídio em curso, além de precarizar a vida das trabalhadoras terceirizadas, que são em sua maioria mulheres negras.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias